quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Viagem a Estocolmo

Os espanhóis estavam na net a ver viagens baratas...e surge ida e volta a Estocolmo por 10€. Marcámos viagem: 3 portugueses (eu, Joana e Inês), 2 franceses (Julien e Mathias), 1 eslovaco (Roman) e 6 espanhóis (Miguel, Marc, Héctor, Rebeca, Marta e Sílvia).

Dia 7 apanhámos o comboio para Bratislava, e de lá, avião para a Suécia.
Chegámos tarde, feito o chek-in no hostel já eram 3 da manhã e fomos comer. Encontrámos um fast-food (preciso de uma séria desintoxicação em Lisboa) e voltámos para o hostel para dormir.

Acordámos cedo, ou quase. Um muffin e um copo de leite custaram-me 4€ num café banal.

Passo a explicar. Estocolmo é extremaente caro (como já repararam). Um passe de transportes públicos para 3 dias custou-nos 20€, um café num café qualquer de esquina custa 2€, uma cerveja de 0,4L num Sports Bar custa 4€. Não há pobreza naqueles lados, pelo menos aparente. Não se vê um único mendigo (e não acho que os que pudessem haver tivessem morrido por causa do frio). Qualquer restaurante e café espelham riqueza na sua decoração.

(Sim, não é o caso deste, mas este era o tal Sports Bar)

As pessoas vestem-se todas bem, têm classe. Há raparigas lindas, as feias disfarçam bem com a maneira como se vestem. Não há ninguém que não fale bom inglês. A senhora que limpa a casa de banho do McDonald's pode dar aulas de inglês na República Checa.

A cidade combina beleza com modernidade. Não se vê um papel ou uma beata no chão, não se vê um prédio degradado. Ali sim, vive-se bem e civilizadamente.

Passámos então a tarde na "Old Town". Prédios pequenos e cuidados, ruas estreitas e iluminadas. Ao fim da tarde, fomos à esquadra da polícia e à embaixada francesa porque o Julien tinha perdido a carteira. Jantámos num restuarante ao pé do hostel e deitámo-nos cedo.

No dia seguinte, eram dez e pouco da manhã quando saímos do hostel, onde havíamos tomado o pequeno-almoço.

Andámos kilómetros nesse dia, visitámos tudo o que pudemos. Subimos à torre da antena televisiva para um vista pamorâmica da cidade. Visitámos as pequenas ilhas que fazem parte de Estocolmo.

A caminho do hostel parámos num supermercado, comprámos qualquer coisa para comer e beber.

Depois de um banho, jantámos na sala de refeições e bebemos uns copos. Jogámos ao jogo do Eu nunca", jogo este que deu para rir muito...mesmo muito. Revelações feitas e alguns copos mais tarde, íamos para um bar, apesar de ser segunda-feira.

Entretanto, dirige-me ao quarto para buscar o meu casaco e uma amiga minha, cuja identidade vou salvaguardar, estava deitada no chão do corredor a dormir. Álcoolicamente adormecida, pobre coitada.

Pusemo-la na cama e, bastante precalços mais tarde, fomos para um bar.
Disseram-nos que era dos poucos abertos à segunda-feira. Estava de facto aberto, não tinha era lá ninguém tirando meia dúzia de gatos pingados. Estivemos por lá um pouco a fazer palhaçadas e já perto das quatro voltámos para casa.

A saga ainda não tinha acabado. Chegados aos hostel, outra amiga (que tinha ficado no hostel a tomar conta da ébria adormecida) estava a ter um ataque de pânico por ter estado tanto tempo preocupada com a outra.

Entretanto, a ébria estava preocupada com a que estava a ter um ataque. Compreensível é certo, mas surreal. Como disse o Héctor, seria a morte mais estúpida do mundo, morrerem as duas de "preocupação mútua". E com razão.

Enfim, só faltou mesmo conhecer a sério a noite de Estolmo.

Grande viagem com grandes amigos numa cidade esplêndida.

Um dia lá voltarei.

susanaferreira disse...

Olá!

Estava à procura de informações sobre Brno e encontrei este blog... Estou a pensar em ir fazer Erasmus para lá! Aconselham? :)

Vou aparecendo e vendo se deste resposta!